10.16.2016

Mariana – A Bruxinha de Corumbau, de Francisco Alonso



(...)
Corumbau é um povoado como tantos outros espalhados pelo vasto litoral da Bahia. Particularmente o que o diferencia dos demais é a cor de seu mar, de um azul celeste tão intenso e transparente que é possível apreciar da superfície os peixes e crustáceos que embelezam a profundeza de suas águas.
Além de suas praias maravilhosas, outro orgulho para os habitantes de Corumbau é um braço de areia alva e fina que penetra ao mar por quinhentos metros, o que causa admiração aos poucos turistas que se aventuram por aquelas bandas no verão.
É nesse pedaço do paraíso que está localizada a Vila de Corumbau, com suas casas de taipa e de madeira, onde a eletricidade, as estradas asfaltadas e a modernidade das grandes cidades nunca vieram bater à sua porta.
Foi nesse lugar privilegiado que, há doze anos passados, nasceu Mariana, filha caçula de uma família de seis irmãos e chamego do pai: Seu Sebastião. A mãe faleceu quando nascera e desde então foi criada pela madrasta Naná Cliciane.
Cliciane era uma cabocla de meia idade, cuja beleza já estava desgastada pelos anos e pelo sol que castigava a vila sem piedade. Era respeitadíssima por todos, pois desde mocinha aprendera com a mãe a arte de curar as doenças com as ervas da floresta e, principalmente, trazer ao mundo os filhos dos pescadores. Por isso, quando qualquer emergência surgia, alguém logo gritava:
— Vá menino! Vá chamar a parteira Cliciane!
(Trecho do livro)

Obra agraciada no Prêmio Literário Línguas&Amigos – Projeto de Incentivo à Leitura 2016, categoria  Categoria livro infanto/juvenil. 


O Livro



Edição: 1(2016)

Coloração: Preto e branco

Formato: EPUB

 


O Autor

Francisco Alonso


Francisco Alonso nasceu em Muruibim, cidade do sul de Minas Gerais e, em pequeno, devido as dificuldades da família, mudou-se para a cidade de Niterói/RJ. Entre lágrimas e choros, chegou a Faculdade de Direito onde tomou gosto pelas letras. Hoje, jurista realizado, dedica-se a literatura, tendo onze romances e diversos contos em seu currículo.

Francisco Alonso também participa da coletânea de contos premiados Línguas&Amigos 2016, com a obra O Meu Pé de Tomate.




Apoie a Literatura! Proteja a Natureza!

Incentive o autor e a publicação de novas obras digitais!

•±•

Sem comentários :