8.03.2013

Brazil tiene cultura afrobrasileña



A região Sul (formada pelos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) é a única região do Brasil localizada fora da zona tropical, com variações nítidas de estações do ano.

O Sul brasileiro está localizado quase que inteiramente dentro do Trópico de Capricórnio, e, por esta razão, apresenta um clima subtropical, sendo a área mais fria do Brasil, sujeita a geadas e até mesmo, em alguns lugares, a quedas de neve. As estações do ano são bem definidas e as chuvas, em geral, distribuem-se uniformente ao longo do ano.

Devido a sua localização geográfica, as paisagens sulistas são bem diferenciadas: diferencia-se duas áreas: a de florestas e a de campos. A primeira, colonizada por imigrantes alemães, italianos e eslavos, assumiu uma feição europeia, com pequenas e médias propriedades voltadas para a policultura. A região de campos, ao contrário, ocupada desde a época colonial por latifundiários escravocratas, foi utilizada inicialmente para a pecuária extensiva e, mais tarde, também para o cultivo de trigo e soja.

Além dessas duas paisagens, há também as áreas industriais e urbanizadas, com destaque para as regiões metropolitanas de Curitiba, no Paraná e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Curitiba (foto acima) é a maior cidade da região e também a que possui o maior PIB, estando em 4º lugar no ranking nacional.

A região Sul brasileira também é um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica.
A população também é bastante diversififcada, devido a chegada dos primeiros imigrantes europeus (açorianos, alemães e os italianos, além de outros grupos (árabes, poloneses e japoneses).

Sem comentários :